Skip to main content
Aumentando A Produtividade Através do Planejamento Das Tarefas E Um Exemplo

Como escrever textos de qualidade para blogs

Como escrever textos de qualidade para blogs

Saber como escrever textos de qualidade para blogs é importante, mas não é necessário que você seja um escritor ou um jornalista. Qualquer profissional, independente da área pode ter uma página e propagar as suas ideias e divulgar o seu trabalho seja ele profissional ou apenas por um hobby.

O que é necessário para escrever bem? A primeira e fundamental dica é: leitura. Isso mesmo. Escreve bem quem lê. A leitura te ajuda a ampliar seu vocabulário, a organizar melhor as ideias, a pensar em uma estrutura textual, a compreender melhor um texto, aumenta a criatividade e facilita muito colocar no papel depois os seus próprios pensamentos.

Outra dica é escrever, escrever e escrever. A prática leva a perfeição ou a quase isso. Nem tudo o que você escreve tem a necessidade de postar, mas tudo o que você escreve te ajuda a praticar e a melhorar a sua escrita.

O que é um texto de qualidade?

Um bom texto é o texto limpo e claro, onde o leitor consegue absorver as ideias que você quis expor e conseguiu aproveitar algo para si. Hoje em dia parece que 24 horas é pouco tempo para se dar conta de absorver tanta informação, por isso, muitas pessoas preferem um texto curto e objetivo, onde tudo o que elas precisam saber esteja dito em poucas linhas.

Esse tipo de texto faz sucesso nas redes, porém, texto curto não é sinônimo de qualidade, tão pouco, textos longos são sinônimos de enrolação. A premiada jornalista e escritora Eliane Brum já disse em entrevista: “Quem disse que a internet foi feita para textos curtos? Tu que tens que descobrir o tamanho do texto”.

Tamanho e linguagem do texto

Esta é uma outra dica bastante importante para escrever com qualidade. Você deve entender o tamanho que o teu texto deve ter para não perder a sua proposta inicial. Você deve conhecer o seu tipo de público. É um público que pede textos mais longos ou mais curtos? É um público que preza objetividade ou profundidade? Ter isso em mente vai ajudar a organizar melhor a estrutura do seu texto e a garantir que o seu público o leia até o final.

Jamais subestime ou superestime o seu leitor. Se você for um advogado ou um médico, por exemplo, e você cria um blog para se aproximar do seu cliente/paciente, você deve entender que a linguagem usada na academia não é compreendida por todos, porem, tratar o leitor por bobo e burro também não serve.

Nestes casos prefira frases curtas, seja claro e objetivo. Dê a informação que é essencial sem enrolar para que o leitor compreenda logo de cara o que veio buscar e continue lendo pelo interesse em saber mais.

Se você deseja escrever sobre temas mais leves, mais cotidianos, você não tem tanta obrigação de ser “curto e grosso”, você tem mais possibilidades, você pode explorar muito mais o texto, as palavras. É possível conduzir orações e parágrafos um pouco maiores, desde que, não percam o sentido e se façam entender. Nesses casos você tem espaço para aprofundar mais o assunto e, dependendo até colocar uma dose de poesia sem perder o foco.

Como escrever textos de qualidade para blogs

Já foi dito que a prática leva a perfeição, então é só escrevendo que você vai melhorar e encontrar o ponto certo do seu texto. Além do ponto certo do seu texto, você vai descobrir o ponto certo do seu blog e saber o quanto deve postar para não perder em qualidade.

Leiam muito, escrevam mais ainda, só assim se descobre o tamanho do texto e a linguagem ideal para se produzir um texto de qualidade para aquilo que você se propôs.

Espero que tenha gostado e ajudado você em seus negócios.

Se gostou curta, e se tiver alguma dúvida e quiser deixar um comentário, fique a vontade.

Contato: rendaonline@afonterenda.com.br

Ps: Quer receber uma sequência de ótimas dicas sobre negócios online. CLIQUE AQUI E VEJA! 

Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EBOOK GRÁTIS O Caminho Para Sua Liberdade FinanceiraPEGUE AGORA!