15 Dicas e Cuidados Para Seu Pet no Verão, Calor e Dias Quentes

Vou compartilhar 15 Dicas e Cuidados Para Seu Pet no Verão, Calor e Dias Quentes, que com certeza irão ajudar vocês em relação a alguns cuidados.

Um dos cuidados muito importante é deixar água fresca à vontade para o seu amiguinho e quando você for levar aos passeios  leva água fresca, de preferência um pouco gelada, inclusive outra dica é colocar dois a três cubos de gelo dentro da água, só poder manter-se ela mais resfriada.

Tome cuidado se vai ficar mais tempo em um passeio, pois eles precisam receber cerca de 60 ml de água por quilo, ou seja um animalzinho de cinco quilos precisa tomar e 300 ml de água por dia, especialmente no verão os dias quentes.

Uma super dica é você pegar uma garrafa pet cheia de água colocar no freezer à noite e de manhã antes sair de casa coloque onde ele esta acostumado a dormir, enrole em um paninho, coloque de baixo do forro,  ele vai amar quando ele foi para lá deitar-se durante o dia e vai sentir se uma certa refrigeração, então vai dormir tranquilo.

Uma segunda dica é evitar passear com seu amiguinho de estimação para passear em horários de picos de aquecimento, pois além de incomodar por conta da temperatura, podem ocorrer queimaduras nas patinhas,  e causar um grande desconforto, além que o aumento do calor pode causar ipo temia e atingir alguns órgãos dele.

E também existem algumas raças que é preciso ter um cuidado maior com a exposição ao calor e o melhor horário para você sair com os seus amiguinhos, é no início do dia ou no final da tarde.

Sempre lembrando que quando for passear, busque locais com sombra para andar com ele, mas o melhor mesmo é à noite, que não tem a exposição do sol e é bem mais fresco por conta disso.

Durante os  passeios, evite ficar puxando seu animalzinho pela coleira ou ficar correndo, pois eles tem resistência totalmente diferente da nossa, então é importante observar se ele não esta ofegante, então é hora de parar e ele descansar e se recuperar.

Uma outra  dica é fazer passeios em lagos, chafariz e fontes, é porque  nesses locais eles podem se refrescar principalmente na época de verão e forte calor, e assim o passeio vai ser bem mais tranquilo.

Uma terceira dica é que você mantenha um controle de pulgas e carrapatos, porque nessa época de verão a tendência é  eles se proliferarem de uma forma bem maior.

É muito importante fazer o controle ao longo do ano, mas nessa época o cuidado ainda deve ser maior e caso é o seu amiguinho esteja contaminado com fugas ou carrapatos, é importante você não tomar nenhuma medida sozinho  e sim levar a um veterinário e assim ele pode passar um medicamento correto

É importante um tratamento seguro e rápido, porque esses parasitas entram na corrente sanguínea e danificam as células causando assim anemia e sangramento no seu animal.

Uma quarta dica é com relação mosquitos insetos no geral, os animais sofrem muito nessa época e os locais onde eles são mais atacados, são normalmente no nariz e na orelha, por isso que é importante você perceber se ele foi picado por uma abelha ou qualquer outra coisa, leve no veterinário. O veterinário vai passar repelente ideal para controlar e resolver a situação do seu animal.

Outra coisa importante é com relação a leptospirose, é uma doença transmitida pela urina do rato e tende a cometer os animais nessa época e a melhor forma de controle  é fazer a vacina anualmente no seu bichinho e lembrando que em dias de chuvas evitem deixar o seu animal brincar perto de poças com água parada.

Quinta dica, animais de pelagem branca e com a pele despigmentada tendem pegar câncer de pele com mais facilidade, quando expostos muito ao sol, por isso que é importante você fazer o controle com filtro solar e mais indicada você seguir as indicações do seu veterinário. As partes principais a serem protegidas são as orelha, barriga e nariz, com fator de proteção no mínimo 30.

Sexta dica é com relação a pelagem. Veja com seu veterinário conforme a raça e de seu animal se tem a opção de fazer a tosa para ajudar com relação calor. Quanto mais baixo puder é melhor, porque nesse momento é mais importante o conforto bem-estar do seu amiguinho do que a beleza do pelo.

O pelo cresce super rápido, então não fique preocupado com tempo que vai demorar para voltar, com o tempo o pelo cresce de volta, então tenha paciência. Só tenha cuidado com os animais de pelagem branca ou com a pele despigmentada,  por conta do câncer de pele, então siga orientações do seu veterinário.

Uma opção é cortar por exemplo os pêlos das pernas e na barriga, isso já vai dar uma aliviada no seu animal. Outra boa dica é você é manter a orelha sempre sequinha, passando um paninho ou toalha, assim evitando a otite  que é bem chato e desconfortável para seu amiguinho.

Outra sugestão é manter as dobrinhas sempre limpas e secas do seu cachorro que é muito peludo. Ás vezes ele é muito fofo e cheio de dobrinhas, de gordurinhas, e é importante se manter também essas partes e arejados e sequinhas evitando assim problemas com alergias e fungos.

Sétima dica é quanto as bricadeiras é evitar atividades, como correr ou que necessitam de muito esforço,  porque isso vai esquentar e acelerar, então podendo causar problemas a saúde do seu amiguinho, então busca fazer atividades mais leves durante  o calor do dia e à noite já pode fazer exercícios com mais esforço.

Oitava dica é com relação os animais que gostam da água, não é porque não é porque o dia está quente o tempo e a  estação, que você vai deixar o bichinho ficar na água à vontade, na piscina, na praia. É preciso manter supervisão o tempo inteiro, então nada de ficar conversando com os amigos ou na internet, no instagram.

Fica de olho nele, porque é muito fácil de se afogar, mesmo que todos sabem nadar.  pode ter algum que não sabe se virar muito bem dentro da água, por mais que pareça olhando na hora.

Nona dica é quanto ao cuidado com praias em relação à doença do verme do coração que é transmitida por um mosquito que tende a estar nas regiões mais úmidas e quentes e como estamos no verão, então todo cuidado é pouco.

É importante esse cuidado, até porque o tratamento é com uma vacina que muitas vezes esta em falta por isso que é melhor prevenir do que remediar.

Décima dica é dar um tempo para caminha do seu cãozinho e coloca ela em algum  ambiente com recipiente plástico de madeira para poder ajudar que a ventilação passe por debaixo e depois da caminhada ele possa  dormir mais tranquilo, mais confortável.

Você também pode buscar outros tipos de caminhas mais frescas, para que você possa ir adaptando e ir melhorando o conforto em relação ao calor.

Outra boa dica é observar os locais que o seu animalzinho procura para dormir pela casa,  porque com certeza ele vai procurar um local mais ventilado, então busque tornar esse local ainda mais confortável e ajudando ainda mais com relação à corrente abrindo a janela que nunca se abre, ou colocando numa varanda, ou até mesmo colocando um ventilador para ajudar  na climatização do ambiente.

15 Dicas e Cuidados Para Seu Pet no Verão, Calor e Dias Quentes

Décima primeira dica é parecida com a anterior, no sentido de refrescar o ambiente que ele fica, onde ele dorme  durante o dia, e uma boa dica é colocar o ventilador numa posição para bater aquela brisa no seu animalzinho.

Outra dica também é colocar  garrafas pet de água congelada na frente do ventilador, isso vai ajudar a refrescar o ambiente e também pode utilizar o ar condicionado nessa época, a conta ficará um pouco mais alta mas é pelo bem estar do seu amiguinho e para você também.

Algo também importante é fechar as cortinas das janelas em locais específicos da sua casa onde o sol bate por exemplo no final da tarde com muita intensidade, para o calor não seja de forma excessiva e o animalzinho fique muito quente, causando assim algum dano maior, então é legal observar esses pontos da casa.

Décima segunda dica, se o seu cãozinho estiver muito ofegante, está muito cansado pelo forte calor, você pode dar um banho nele, mas ele passar frio,  por isso é bom que seja no começo do dia ou no começo da tarde,  durante a noite não é interessante porque mesmo sendo calor ele pode vir a sentir frio e pode causar algum resfriado.

Durante o dia também você pode refrescar com um paninho com água gelada e até com pedras de gelo e passar em algumas regiões do corpo dele, como barriguinha, partes íntimas e patinhas, isso vai trazer um conforto com a certeza.

Décima terceira dica, procure utilizar focinheiras mais abertas, de maneira que ele possa respirar melhor e se alimentar tranquilamente. Evite aquelas focinheiras totalmente fechadas especialmente nessas épocas de forte calor.

Décima quarta dica é em relação a alimentação do seu cãozinho que é normal  nessa época não se alimentarem como nas demais épocas do ano,  exatamente por causa do calor, então tudo isso meio que abate um pouco em geral, inclusive os hábitos alimentares.

Então é importante observar se às vezes ele não tá querendo comer, mas não é por conta do calor, é porque a ração pode estar de fato estragada pela a umidade e calor do local onde fica, e pode causar fermentação, podendo assim causar vômito e diarreia, prejudicando seu amiguinho. É importante ficar atento.

Décima quinta é em relação a deixar o pet dentro do carro, por mais que as janelas estejam abertas, jamais deixe seu pet dentro do carro, porque a temperatura tende a aumentar muito no calor e pode passar de 100 graus e pode com certeza causar um dano muito grande ao eu amiguinho, inclusive levar a morte, então nada de esquecer ou deixa-lo dentro do carro mesmo que seja por pouco tempo.

Décima sexta é uma dica extra com relação o seu pet, se ele estivesse ofegante, com bastante dificuldade de respirar e também mostrando a perda de consciência, leve o mais rápido possível a uma clínica de confiança mais próxima, pois estes são sintomas de insolação e caso não seja tratado, seu pet pode vir a sofrer danos fatais, como nos rins e no coração.

Então é isso. Se foi útil para você, curta, compartilhe ou deixe um comentário

Até a próxima

Gostou! Compartilhe!

    Paulo Silva Autor

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *