Branding o que é e qual a sua importância

Branding: o que é e qual a sua importância

Branding: o que é e qual a sua importância

Você já parou para reparar como algumas empresas possuem um nome sólido no mercado, são rapidamente reconhecidas e sempre mencionadas quando o assunto são os produtos que elas vendem ou serviços que prestam?

Isso não é uma mera coincidência, e sim um trabalho caprichado de gerenciamento de marca, que é conhecido como branding. Sem dúvida faz parte da estratégia desses negócios, para gerar resultados mais positivos.

Para entendermos o que é Branding, primeiro devemos saber o que é uma marca, pois há muita confusão sobre esses conceitos.

A marca é o conjunto de características que se pode tocar, ou não, incorporado em uma logo,  música, entre outras. Se for administrada de forma adequada, trazem valor a marca em razão da influência causada na decisão de compra.

A marca de uma empresa tem que resumir todos os valores e soluções para possíveis demandas dos seus consumidores.

Branding o que é e qual a sua importância 1

Você sabe o que é Branding?

Branding é o conjunto de soluções que uma marca necessita para permanecer no mercado. Ele diz respeito à identidade, que precisa ser única em todos os objetos de contato, e ter conexão com os interesses e necessidades do público que você deseja atrair. Ele engloba desde a criação de uma nova marca, até o reposicionamento de marcas existentes que passam por adversidades.

O Branding é dividido em quatro etapas: Definição do Público-Alvo, Posicionamento da Marca, Construção de sensações.

Definição do Público-Alvo

A pesquisa é essencial para esta definição. É o momento de constatar quem é o público-alvo da empresa, separar e desvendar com maiores detalhes as características deste nicho.

Apenas com estas informações será permitido elaborar um trabalho de Branding de um modo objetivo.

Posicionamento da Marca

Com a definição e segmentação do público-alvo, é a vez de encontrar qual será a mais adequada identidade de marca para impacta-los. Devemos sondar este público para descobrir quais são as expectativas que eles possuem sobre o produto ou serviço da empresa.

Com isso conseguiremos caracterizar o perfil que a marca deverá ter. A marca tem que ter uma imagem mais séria ou ela deverá parecer mais extrovertida?

São estas características emocionais que farão com que os consumidores se identifiquem com o serviço ou o produto oferecido pela empresa.

Construção de sensações

Após definirmos o público-alvo e a imagem que a marca deve ter, chegou o momento de criá-la, ou restaura-la caso ela já exista. Devemos explorar todos os pontos de influência com o consumidor, ser multissensorial, atingindo os 5 sentidos.

As Marcas que trabalham   em cima dos sentidos têm muito mais chances de serem lembradas e compreendidas pela cabeça do consumidor.

Com isso podemos afirmar que branding na verdade, nada mais é do que, o conhecimento que seus clientes possuem em relação à sua marca.

Por essa razão, é importante as marcas trabalharem o seu gerenciamento e auxiliarem na construção da percepção sobre a sua empresa, serviços e produtos, através das experiências dos consumidores com a marca, como por exemplo: amostras grátis.

Espero que este conteúdo tenho acrescentado algo em seu conhecimento, pois é muito importante conhecer o branding: o que é e qual a sua importância, eu diria que é extremamente importante saber o que seu público esta achando do seu negócio ou trabalho.

Então, curta, compartilhe ou deixe um comentário. Se você tem alguma dúvida, entre em contato, ok.

Contato: rendaonline@afonterenda.com.br

ACESSE AQUI E RECEBA UMA SEQUÊNCIA DE DICAS GRÁTIS!

 

Gostou! Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *